domingo, 12 de fevereiro de 2012

CAMINHOS DE FERRO DO ESTADO

CAMINHOS DE FERRO DO ESTADO, UMA FRASE, QUE PESAVA EM OUTROS TEMPOS GLORIOSOS, AONDE EXISTIA ACIMA DE TUDO RESPEITO.
TEMPOS EM QUE, AI DAQUELE QUE FALASSE MAL DE ALGO OU DE ALGUEM, AI DAQUELE QUE CAUSASSE PREJUIZO, DENEGRIRA IMAGEM DE UMA EMPRESA QUE PRESTAVA SERVIÇO PUBLICO PARA TODOS.
FICA O QUE RESTA DA GRANDE COMPANHIA DOS CAMINHOS DE FERRO, ESTAÇÕES AO ABANDONO, ESTAMPADAS COM RELIQUIAS CULTURAIS, QUE EM CADA PAREDE, CADA PEDRA CALCETADA NAS GARES, ESCONDEM HISTÓRIAS DE OUTROS TEMPOS QUE A COMPANHIA ERA O ORGULHO DO POVO, E DOS FERROVIARIOS.
DOS COMBOIOS QUE AINDA SOBREVIVEM, ESTÃO ALGUNS EM MUSEUS, AMORDAÇADOS, IMPEDIDOS DE CONTAR HISTÓRIAS.
SOBREVIVEM PARA APENAS SERVIREM DE MOLDURA DE UMA FOTOGRAFIA, UMA LEMBRANÇA, NADA MAIS.
HOJE, PASSADOS TANTOS ANOS, O QUE DIFERE, O QUE MUDA, APÓS O 25 DE ABRIL ATÉ AOS DIAS DE HOJE.
POIS BEM, VIVE-SE TEMPOS BEM PIORES DO QUE ANTES DO 25 DE ABRIL.
O SERVIÇO PUBLICO, SIMPLESMENTE DESAPARECEU, O ACRECIMO EM FLECHA DOS PREÇOS LEVA A ISSO MESMO, ESPANTAR OS UTENTES DE VIAJAR DE COMBOIO, PARA PASSAR A VIAJAR DE CARRO, PARA UTILIZAR SCUTS, AUTOESTRADAS, AONDE DIARIAMENTE MORREM PESSOAS NELAS, OU FUGIR PARA A CONCORRENCIA, A CAMIONAGEM, PARA DECRETAREM ENCERRAMENTOS DE LINHAS E EMPRESAS.
OUTRO FACTOR, É A FALTA DE CIVISMO E RESPEITO POR PARTE DO POVO, QUE EXIGE DIREITOS MAS NÃO CUMPRE DEVERES COMO CIDADÃO.
PORTUGAL, UM PAÍS, AONDE O FUTURO PASSA PELAS AUTOESTRADAS, PERDE-SE O SERVIÇO PUBLICO, E NA EUROPA A APOSTA É CADA VEZ MAIS NO COMBOIO, COMO MEIO MAIS COMODO E SEGURO.
 AGUARDAREMOS UM D. SEBASTIÃO QUE GOSTE DE COMBOIOS, E QUE VÁ AINDA A TEMPO DE CORRIGIR ERROS PASSADOS E APANHAR O COMBOIO PARA O FUTURO, SENÃO TODO O TRABALHO DO SR. FONTES PEREIRA DE MELO, PAI DO CAMINHO DE FERRO, PASSDOS ESTES ANOS FOI TODO EM VÃO, NÃO PASSOU DE UMA LENDA OU DE UMA HISTÓRIA DA CAROCHINHA.
ATÉ LÁ AGUADAREMOS.









Sem comentários:

Enviar um comentário