terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

CAMINHOS DE FERRO PORTUGUESES, QUE CAMINHOS, QUE FUTURO

                                                   



VIVEMOS ACTUALMENTE, NUM SÉCULO EM QUE MUITO SE PONDERA OS CAMINHOS DE FERRO POR TODO O MUNDO.

FALANDO DO NOSSO CASO EM PORTUGAL, COMO EUROPEUS, POUCO OU NADA TENHAMOS VALORIZADO O CAMINHO DE FERRO.

NA EUROPA, A POLITICA PASSA POR UMA REABERTURA DE VÁRIAS LINHAS, E MODERNIZANDO-AS, UMA ESCOLHA QUE TENTE CATIVAR NOVAMENTE AS POPULAÇÕES.

POR TERRAS DE PORTUGAL, NOS TEMPOS QUE CORREM COM UMA CRISE, O INTERIOR TEM TENDÊNCIA DE FICAR AINDA MAIS DESERTIFICADO, COM NOVOS FECHOS DE LINHAS.

POR OUTRO LADO, AINDA RECENTEMENTE, TEM-SE CATIVADO AS POPULAÇÕES A REPOVOAR O INTERIOR, UM PROJECTO DE QUE  DAQUI A POUCOS ANOS, SE NÃO SE FIZER NADA, O INTERIOR MAIS PARECE UM DESERTO.

CADAVEZ MAIS EXISTE UMA MAIOR DISTÂNCIA ENTRE O INTERIOR E O LITORAL, E UMA VEZ QUE CADA CIDADÃO, TEM DEVERES E DIREITOS, O INTERIOR DEIXOU DE TER DIREITO A SERVIÇO PÚBLICO EM RELAÇÃO À MOBILIDADE, VISTO QUE O SERVIÇO DE TRANSPORTES SOMENTE OPERA NO LITORAL, E O INTERIOR, SE PRECISAR, QUE COMPRE CARRO QUE EXISTEM MUITAS AUTOESTRADAS... A PAGAR, EM ULTIMO RECURSO VAI A PÉ OU DE CARROÇA... SE TIVER.

ANTES DO 25 DE ABRIL DE 1975, O CAMINHO DE FERRO TINHA OUTRO PAPEL, OUTRA VISÃO.

O SERVIÇO FERROVIÁRIO, EM TODA A REDE ENCONTRAVA-SE AO SERVÇO, PRESTANDO SERIÇO PÚBLICO A TODA A POPULAÇÃO NÃO HAVENDO DESCRIMINAÇÃO ENTRE LITORAL E INTERIOR, EMBORA HOUVESSE JÁ PREJUÍZO, O SERVIÇO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO PUBLICO ERA PARA TODOS.

O QUE SE SEGUE, É UM ESTUDO SOBRE O CAMINHO DE FERRO EM PORTUGAL, DO ANTES E DEPOIS DO 25 DE ABRIL DE 1975, O QUE SE FECHOU E O QUE SE CONSTRUIU, TUDO UMA QUESTÃO DE NUMEROS.

 QUANDO A CP, PASSOU A SER DETENTORA DE TODAS AS CONCESSÕES DA REDE, COM AS LINHAS E RAMAIS TODOS AO SERVIÇO,O CAMINHO DE FERRO EM PORTUGAL, TINHA UM TOTAL DE  MAIS COISA MENOS COISA COMO   3.640 KMS  e 200 MTS DE FERROVIA.

QUANDO NOS APROXIMAMOS DO 25 DE ABRIL DE 1975, A CP JÁ TINHA ENCERRADO ALGUMAS LINHAS ELAS ERAM,

RAMAL DE MATOSINHOS/LEIXÕES
RAMAL DE S.ROQUE
RAMAL DE AVEIRO MAR
RAMAL DE RIO MAIOR
LINHA DE MARTINGANÇA MENDIGA
RAMAL DO SEIXAL/ CACILHAS

UM TOTAL DE MAIS COISA MENOS COISA DE 58,400 KMS .

NOS TEMPOS APÓS O 25 DE ABRIL, NÃO HOUVE PERDÃO EM RELAÇÃO AO CAMINHO DE FERRO, DÉCADA A DÉCADA, O COMBOIO FOI DESAPARECENDO DO MAPA, E AS POPULAÇÕES VIRAM-SE PRIVADAS DO CAMINHO DE FERRO PRINCIPALMENTE NO INTERIOR EM TRÁS OS MONTES E ALTO DOURO E NO ALENTEJO.
DESDE O 25 DE ABRIL ATÉ O ANO DE 2000, O CENÁRIO FOI MUITO NEGRO, MESMO.
A FERROVIA PERDIA A CORRIDA EM RELAÇÃO AO AUTOMÓVEL E A DISTÂNCIA CADA VEZ MAIS SIGNIFICATIVA, ASSIM SENDO FECHOU

ZONA NORTE = 391,800 KMS


- LINHA DO SABOR - 105,300 KMS

- LINHA DO TUA - 75,600 KMS .
FICOU AO SERVIÇO ENTRE TUA E CARVALHAIS.

- LINHA DO CORGO - 71,100 KMS.
 FICOU AO SERVIÇO ENTRE RÉGUA E VILA REAL.

- LINHA DO TÂMEGA - 38,800 KMS.
FICOU AO SERVIÇO ENTRE LIVRAÇÃO E AMARANTE.


- LINHA DE GUIMARÃES - 21,200 KMS.
 FICOU AO SERVIÇO ENTRE TROFA E GUIMARÃES.
O TROÇO COMPREENDIDO ENTRE SENHORA DA HORA E TROFA, PASSOU A SER DETENTORA DO METRO DO PORTO, MAS PARA JÁ PASSADOS ESTES ANOS, AINDA ESTÁ TUDO AO ABANDONO.


- LINHA DA PÓVOA - 29,300 KMS.
O TROÇO COMPREENDIDO ENTRE PORTO TRINDADE E PÓVOA PASSOU A SER DETENTORA O METRO DO PORTO.

- LINHA DO DOURO - 28 KMS.
FICOU AO SERVIÇO ENTRE ERMESINDE E POCINHO.

- RAMAL DE VIANA DOCA - 2,300 KMS.

- RAMAL DE ALFANDEGA - 3,800 KMS.

- LINHA DO MINHO - 16,400 KMS.
FICOU AO SERVIÇO ENTRE PORTO SÃO BENTO E VALENÇA.



ZONA CENTRO  =   128,200 KMS.


- LINHA DO DÃO - 49,300 KMS

- LINHA DO VOUGA - 78,900 KMS.
FICOU AO SERVIÇO ENTRE ESPINHO E SERNADA DO VOUGA.



ZONA SUL =    340,800 KMS.

 - RAMAL DE SINES - 11 KMS
TROÇO ENTRE ORTIGA A SINES

- RAMAL DO MONTIJO - 10,700 KMS.

- RAMAL DE MONTEMOR - 12,800 KMS.

- RAMAL DE MOURA - 58,800 KMS.

- LINHA DE ÉVORA - 75 KMS.
FICOU AO SERVIÇO ENTRE CASA BRANCA E ÉVORA.

- RAMAL DE REGUENGOS - 40,600 KMS.

- RAMAL DE MORA - 60 KMS.

- RAMAL DE PORTALEGRE - 63,700 KMS.

- RAMAL DE ALJUSTREL - 8,200 KMS.


ISTO ENTRE 1975 E 2000, O DESAPARECIMENTO DA FERROVIA EM PORTUGAL FICOU MARCADO PELO EXORBITANTE NÚMERO DE ....  849,800 KMS.


APÓS 2000 ATÉ 2011, COM  A SITUAÇÃO DO PAÍS QUE SE ENCONTRA, HOUVE NOVOS FECHOS, PRICIPALMENTE PARA RENOVAÇÃO DA VIA E MODERNIZAÇÃO DAS INFRAESTRUTURAS. ESPEREMOS A REABERTURA DESTES TROÇOS,ENCONTRAM-SE COMO DIZ O POVO, ENCONTRAM-SE EM BANHO MARIA, MAS POSSIVELMENTE ALGUMAS NÃO VOLTARÃO ABRIR, ASSIM SENDO.

- LINHA DO TUA -   41,900 KMS
TROÇO FECHADO ENTRE TUA E CACHÃO

- LINHA DO CORGO - 25,100 KMS
TROÇO ENTRE RÉGUA E VILA REAL

- LINHA DO TÂMEGA - 12,800 KMS
TROÇO ENTRE LIVRAÇÃO E AMRANTE

 - LINHA DA BEIRA ALTA - 50,400 KMS
TROÇO ENTRE FIGUEIRA DA FOZ E PAMPILHOSA

- LINHA DA BEIRA BAIXA - 49,100 KMS
TROÇO ENTRE COVILHÃ E GUARDA

 - RAMAL DA LOUSÃ - 35 KMS
TROÇO ENTRE COIMBRA PARQUE E SERPINS

 - LINHA DO SUL/ALENTEJO - 102,300 KMS
TROÇO ENTRE BOMBEL E BEJA

 - LINHA DE ÉVORA - 26,200 KMS
TROÇO ENTRE CASA BRANCA E ÉVORA


ESTES TROÇOS, PERFAZEM UM TOTAL DE  342,800 KMS, QUE ATÉ AO MOMENTO ESPERAM A CONCLUSÃO DAS OBRAS PARA REABERTURA.


ALÉM DESTES NÚMEROS, EXISTEM LINHAS EM QUE O SERVIÇO DE PASSAGEIROS DEIXOU DE EXISTIR, SENDO SÓ EXPLORADAS PARA SERVIÇO DE MERCADORIAS.

 - LINHA DE LEIXÕES - 18,700 KMS.

- LINHA DE VENDAS NOVAS - 37,800 KMS
TROÇO ENTRE CORUCHE E VENDAS NOVAS

 - RAMAL DE SINES - 50,500 KMS
TROÇO ENTRE ERMIDAS SADO E PORTO DE SINES.

 - RAMAL DE CÁCERES - 64,700 KMS
TROÇO ENTRE TORRE DAS VARGENS E MARVÃO BEIRÃ COM SEGUIMENTO A ESPANHA.
ESTE TROÇO É EXPLORADO PARA SERVIÇO INTERNACIONAL, TANTO MERCADORIAS COMO PASSAGEIROS.


NEM TUDO SÃO MÁS MEMÓRIAS, OU COMO PODEM QUERER LHE CHAMAR ESTES FECHOS, EXISTEM INUMERAS PALAVRAS QUE PODIAM DESCREVER O QUE SE PASSOU EM PORTUGAL EM RELAÇÃO Á FERROVIA PÓS O 25 DE ABRIL.

POR SEU TURNO, AS EMPRESAS DE TRANSPORTE, CP, E A GESTORA DA INFRAESTRUTURA, A REFER, PRINCIPALMENTE, TEM MODERNIZADO AS RESTANTES LINHAS E RAMAIS, COMO TAMBÉM EDIFICIOS, PONTES, TUNEIS, ALTERAÇÕES AOS TRAÇADOS DE MANEIRA A COMPENSAR TEMPOS E ENCURTAR DISTÂNCIAS E ACIMA DE TUDO GARANTIR SEGURANÇA MÁXIMA NA FERROVIA.

ESTAS OBRAS TEM ELEVADOS NÍVEIS DE CUSTO, PARA BEM DA SEGURANÇA, QUE É A PRINCIPAL DIRECTRIZ.

DE NORTE A SUL, O ESFORÇO FOI IMENSO, COM A CRIAÇÃO DE CCO"S, A TRAVESSIA NA PONTE 25 DE ABRIL, O EIXO NORTE/SUL, A PLATAFORMA DE CACIA COM LIGAÇÃO AO PORTO DE AVEIRO, ALTERAÇÃO AO TRAÇADO NO RAMAL DE SINES COM LIGAÇÃO AO PORTO DE SINES, CONSTRUÇÃO DO RAMAL DE NEVES CORVO.

TODA A REDE ESTÁ EM REVOLUÇÃO, DE MANEIRA A GARANTIR ENTRADA DE NOVOS OPERADORES FERROVIÁRIOS, TANTO PARA PASSAGEIROS COMO PARA MERCADORIAS, DE MANEIR A RETOMAR A ECONOMIA E TORNAR-SE COMPETETIVA.

ACTUALMENTE EM RELAÇÃO AO SERVIÇO DE PASSAGEIROS, A REDE ESTÁ EXPLORADA COM AS UNIDADES DE NEGOCIOS DA CP, REGIONAL, URBANOS, LONGO CURSO E A FERTÁGUS.

NO SERVIÇO DE PASSAGEIROS A CARGO DA CP, O QUE AINDA NÃO DERAM CONFIANÇA AOS PASSAGEIROS , SÃO AS LIGAÇÕES DE NORTE/SUL E VICE VERSA, HÁ FALTA DE DIALOGO E ENTENDIMENTO POR PARTE DAS UNIDADES DE NEGOCIOS DA CP, POIS OS HORÁRIOS ENCONTRAM-SE DESAJUSTADOS.

NO SERVIÇO DE MERCADORIAS, É EXPLORADO PELA CP CARGA, TAKARGO, COMSA.

QUE FIQUE NAS BOAS MEMÓRIAS OS OUTROS TEMPOS DO VAPOR E QUE SEJA ACTUALMENTE UMA GRANDE REVOLUÇÃO COMO FOI EM OUTROS TEMPOS.

ACTUALMENTE, A EMPRESA GESTORA DA REDE, REFER, DETEM UM TOTAL DE 2.791 KMS E 200 MTS, DE FERROVIA À EXPLORAÇÃO, INCLUINDO AS LINHAS E RAMAIS FECHADOS TEMPORARIAMENTE POR MOTIVO DE SEGURANÇA PARA MODERNIZAÇÃO DE VIA.


" SEJA PARA O EMPREGO, FÉRIAS, FINS DE SEMANA OU UM SIMPLES PASSEIO, DEIXE O CARRO EM CASA E VIAJE DE COMBOIO, FUJA DO LITORAL E PERCORRA O INTERIOR.

EXISTEM LOCAIS, EM QUE NUMA VIAGEM DE CARRO NEM SEMPRE REPARA NO BOM QUE PORTUGAL TEM.

DE COMBOIO, USIFRUIU DE UMA VIAGEM COMODA E EXPLORA O MEIO DO QUE O RODEIA.

USUFRUA DE PORTUGAL DO MELHOR QUE ELE TEM.

RUMO À AVENTURA.

SEJA AMIGO DO AMBIENTE."




PARA BEM DOS CAMINHOS DE FERRO PORTUGUESES, TUDO É UMA QUESTÃO DE NÚMEROS...

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