MAIS UMA LINHA POR TERRAS ALENTEJANAS, DESTA FEITA A QUE LIGA Á VIZINHA ESPANHA.
NOS PRIMORDIOS, ESTA LINHA TINHA COMO ORIGEM LISBOA SANTA APOLONIA, E COM O PASSAR DOS ANOS E COM O ALARGAMENTO DA REDE FERROVIÁRIA, FOI ALTERNADA A SUA ORIGEM ATÉ AOS DIAS DE HOJE.
A SUA CONSTRUÇÃO E ABERTURA OFICIAL FOI FEITA POR VÁRIAS FASES.
-EM 30 DE OUTUBRO DE 1856 ENTRE LISBOA-P E CARREGADO.
-EM 30 DE JULHO DE 18577 ENTRE CARREGADO E QUINTA DAS VIRTUDES.
-EM 28 DE ABRIL DE 1858 ENTRE QUINTA DAS VIRTUDES E PONTE SANTA ANA.
-EM 29 DE JUNHO DE 1858 PONTE DE SANTA ANA E PONTE DE ASSECA.
-EM 19 DE JUNHO DE 1861 MUDADA A VIA DE 1,44 PARA 1,67 M.
-EM 1 DE JULHO DE 1861 ENTRE PONTE DE ASSECA E RIBEIRA DE SANTARÉM.
-EM 7 DE NOVEMBRO DE 1862 ENTRE RIBEIRA DE SANTARÉM E ABRANTES.
-EM 5 DE MAIO DE 1863 ENTRE ABRANTES E CRATO.
-EM 29 DE JULHO DE 1863 ENTRE CRATO E ELVAS.
EM 34 DE SETEMBRO DE 1863 ENTRE ELVAS E FRONTEIRA.
ACTUALMENTE, ESTA LINHA TEM COMO ORIGEM NA ESTAÇÃO DE ABRANTES, MAS ANTERIORMENTE INICIAVA NA ESTAÇÃO DE ENTRONCAMENTO, A QUAL VAI SER O MEU PONTO DE REFERENCIA.
ESTAÇÃO DE ENTRONCAMENTO(NORTE)
P.K. 106,300
APEADEIRO DE MOITA NORTE, DESACTIVADO
P.K. 108,800
ESTAÇÃO DE BARQUINHA
P.K. 110,100
APEADEIRO DE TANCOS
P.K. 113,800
ESTAÇÃO DE ALMOUROL
P.K. 115,700
ESTAÇÃO DE PRAIAS DO RIBATEJO
P.K. 118,200
APEADEIRO DE SANTA MARGARIDA, ACTUALMENTE É ESTAÇÃO
P.K. 124,100
ESTAÇÃO DE TRAMAGAL
P.K. 129,500
ESTAÇÃO DE ABRANTES
P.K. 134,900
ESTAÇÃO DE BEMPOSTA-FACUNDO
P.K. 146,300
ESTAÇÃO DE PONTE DE SÔR
P.K. 163,200
APEADEIRO DE FAZENDA
P.K. 166,900
ESTAÇÃO DE TORRE DAS VARGENS
P.K. 174,200
ESTAÇÃO DE CHANÇA
P.K. 183,800
APEADEIRO DE MATA
P.K. 190,300
ESTAÇÃO DE CRATO
P.K. 199,300
ESTAÇÃO DE PORTALEGRE
P.K. 216,600
ESTAÇÃO DE ASSUMAR
P.K. 226,800
APEADEIRO DE ARRONCHES
P.K. 233,200
SANTA EULÁLIA
P.K. 245,600
APEADEIRO DE SANTA EULÁLIA-A
P.K. 246,700
ESTAÇÃO DE ELVAS
P.K. 264,900
Sem comentários:
Enviar um comentário