segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

LINHA DE ARGANIL VS RAMAL DA LOUSÃ

LINHA DE ARGANIL, COMO ERA DESIGNADA, MAS TODA A GENTE A CONHECE COMO RAMAL DA LOUSÃ.
A PRIMEIRA DESGNAÇÃO ATÉ ESTÁ CORRECTA, POIS A MESMA IRIA TER COMO DESTINO FINAL ARGANIL, MAS ESTA FICOU POR SERPINS COMO TERMINUS.
A ABERTURA Á EXPLORAÇÃO FERROVIÁRIA, FOI FEITA DA SEGUINTE FORMA,
- EM 16 DE DEZEMBRO DE 1906 ENTRE COIMBRA E LOUSÃ.
- EM 10 DE AGOSTO DE 1930 ENTRE LOUSÃ E SERPINS.
O TROÇO ENTRE COIMBRA-B E COIMBRA CIDADE, FOI DESIGNADO COMO RAMAL DE COIMBRA E FOI ABERTO Á EXPLORAÇÃO FERROVIÁRIA EM 18 DE OUTUBRO DE 1885.
COMO PONTO DE REFERENCIA,VOU CONSIDERAR O INICIO A ESTAÇÃO DE COIMBRA-B


ESTAÇÃO DE COIMBRA-B(NORTE)
P.K. 217,300






ESTAÇÃO DE COIMBRA CIDADE
P.K. 1,700







APEADEIRO DE COIMBRA PARQUE, ACTUALMENTE É ESTAÇÃO
P.K. 0,400






APEADEIRO DE SÃO JOSÉ
P.K. 2,800





APEADEIRO DE CARVALHOSAS
P.K. 5,000






APEADEIRO DE QUINTA DA PONTE
P.K. 6,000





APEADEIRO DE CONRARIA
P.K. 6,800





ESTAÇÃO DE CEIRA
P.K. P.K. 8,000





APEADEIRO DE VALE DO AÇOR
P.K. 10,300




APEADEIRO DE TRÉMOA
P.K. 12,600





APEADE3IRO DE MOINHOS
P.K. 15,100





APEADEIRO DE LOBASES
P.K. 16,500





ESTAÇÃO DE MIRANDA DO CORVO
P.K. 19,200






APEADEIRO DE PADRÃO
P.K. 22,800




APEADEIRO DE ARNEIRO-MEIRAL
P.K. 24,800




APEADEIRO DE LOUSÃ-A
P.K. 28,000





ESTAÇÃO DE LOUSÃ
P.K. 28,800






APEADEIRO DE PRILHÃO-CASAIS
P.K. 33,000





ESTAÇAÇÃO DE SERPINS
P.K. 35,000













4 comentários:

  1. Importante recordar esta linha, parabens.
    Foi um verdadeiro crime o seu desmantelamento, com tanro prejuízo para os utentes e para a região.
    Movimento de Defesa do Ramal da Lousã
    ramaldalousa@gmail.com

    ResponderEliminar
  2. Tanto quanto sei, ainda foi construído o canal desta linha para lá de Serpins sem contudo nunca se ter concluído a totalidade da sua extensão até Arganil, alguém pode esclarecer mais um pouco sobre o troço que nunca foi concluído? nomeadamente até onde foi rasgado o canal e porque razão não se concluiu a obra.
    Obrigado

    ResponderEliminar
  3. O único sinal da continuação para Arganil que conheço é um túnel inacabado no Cabril do Ceira, Vila Nova do Ceira (antes, Póvoa de Góis).
    Quanto às razões do não prosseguimento da obra, li já, mas custa -me a crer, que foi a oposição de alguns arganilenses. Também li que essa oposição estaria relacionada com a Empresa Automobilista Arganilense, ainda inexistente ao tempo, segundo.
    Seria interessante saber o que realmente se passou.

    ResponderEliminar