LINHA DE ARGANIL, COMO ERA DESIGNADA, MAS TODA A GENTE A CONHECE COMO RAMAL DA LOUSÃ.
A PRIMEIRA DESGNAÇÃO ATÉ ESTÁ CORRECTA, POIS A MESMA IRIA TER COMO DESTINO FINAL ARGANIL, MAS ESTA FICOU POR SERPINS COMO TERMINUS.
A ABERTURA Á EXPLORAÇÃO FERROVIÁRIA, FOI FEITA DA SEGUINTE FORMA,
- EM 16 DE DEZEMBRO DE 1906 ENTRE COIMBRA E LOUSÃ.
- EM 10 DE AGOSTO DE 1930 ENTRE LOUSÃ E SERPINS.
O TROÇO ENTRE COIMBRA-B E COIMBRA CIDADE, FOI DESIGNADO COMO RAMAL DE COIMBRA E FOI ABERTO Á EXPLORAÇÃO FERROVIÁRIA EM 18 DE OUTUBRO DE 1885.
COMO PONTO DE REFERENCIA,VOU CONSIDERAR O INICIO A ESTAÇÃO DE COIMBRA-B
ESTAÇÃO DE COIMBRA-B(NORTE)
P.K. 217,300
ESTAÇÃO DE COIMBRA CIDADE
P.K. 1,700
APEADEIRO DE COIMBRA PARQUE, ACTUALMENTE É ESTAÇÃO
P.K. 0,400
APEADEIRO DE SÃO JOSÉ
P.K. 2,800
APEADEIRO DE CARVALHOSAS
P.K. 5,000
APEADEIRO DE QUINTA DA PONTE
P.K. 6,000
APEADEIRO DE CONRARIA
P.K. 6,800
ESTAÇÃO DE CEIRA
P.K. P.K. 8,000
APEADEIRO DE VALE DO AÇOR
P.K. 10,300
APEADEIRO DE TRÉMOA
P.K. 12,600
APEADE3IRO DE MOINHOS
P.K. 15,100
APEADEIRO DE LOBASES
P.K. 16,500
ESTAÇÃO DE MIRANDA DO CORVO
P.K. 19,200
APEADEIRO DE PADRÃO
P.K. 22,800
APEADEIRO DE ARNEIRO-MEIRAL
P.K. 24,800
APEADEIRO DE LOUSÃ-A
P.K. 28,000
ESTAÇÃO DE LOUSÃ
P.K. 28,800
APEADEIRO DE PRILHÃO-CASAIS
P.K. 33,000
ESTAÇAÇÃO DE SERPINS
P.K. 35,000
Importante recordar esta linha, parabens.
ResponderEliminarFoi um verdadeiro crime o seu desmantelamento, com tanro prejuízo para os utentes e para a região.
Movimento de Defesa do Ramal da Lousã
ramaldalousa@gmail.com
Tanto quanto sei, ainda foi construído o canal desta linha para lá de Serpins sem contudo nunca se ter concluído a totalidade da sua extensão até Arganil, alguém pode esclarecer mais um pouco sobre o troço que nunca foi concluído? nomeadamente até onde foi rasgado o canal e porque razão não se concluiu a obra.
ResponderEliminarObrigado
O único sinal da continuação para Arganil que conheço é um túnel inacabado no Cabril do Ceira, Vila Nova do Ceira (antes, Póvoa de Góis).
ResponderEliminarQuanto às razões do não prosseguimento da obra, li já, mas custa -me a crer, que foi a oposição de alguns arganilenses. Também li que essa oposição estaria relacionada com a Empresa Automobilista Arganilense, ainda inexistente ao tempo, segundo.
Seria interessante saber o que realmente se passou.
Queria dizer Várzea e não Póvoa.
ResponderEliminar